De acordo com o documento Matrizes de Referência
para avaliação: documento básico – Saresp (São Paulo,
2009), a principal finalidade de uma matriz de referência
de avaliação é
✂️ a) o seu poder de sinalização das estruturas básicas
de conhecimentos a serem construídas pelos alunos
por meio dos diferentes componentes curriculares
em cada etapa da escolaridade básica. ✂️ b) a comparação de um sistema educacional, como o
paulista, com outros a partir de indicadores nacionais e internacionais, com a intenção de comprovar
a excelência das escolas do Estado na oferta de uma
educação de qualidade. ✂️ c) a valorização, a partir do desempenho dos bons alunos, de uma cultura meritocrática escolar, na qual a
avaliação promove o compromisso com a aprendizagem e o autodesenvolvimento nas diversas competências. ✂️ d) a desconstrução de parâmetros de equidade sistêmica como forma de estimular que cada escola pratique seu próprio currículo, realizando os princípios de
autonomia da escola e autoria docente. ✂️ e) o controle do trabalho escolar e do compromisso
do corpo pedagógico da escola com a educação de
qualidade, obedecendo às exigências do Currículo
Paulista e aos novos desafios de formação para a
vida social contemporânea.