Leia os casos a seguir:
Caso I Uma empresa de tecnologia que atua no setor de desenvolvimento de soluções digitais cresceu rapidamente em dois
anos. A equipe de liderança percebeu que, à medida que os novos funcionários se integravam, havia uma dificuldade
de adaptação à dinâmica de trabalho colaborativo que a empresa exige. Além disso, alguns líderes de equipe
expressaram dificuldades em incentivar o engajamento e a participação ativa de suas equipes durante as reuniões de
planejamento e execução dos projetos. Nesse contexto, os gestores identificaram que, apesar de os colaboradores
serem altamente qualificados tecnicamente, as equipes estavam apresentando baixos níveis de engajamento nas
discussões de ideias, com pouca troca de conhecimentos e dificuldades em trabalhar em soluções criativas e
colaborativas. A liderança precisava de uma abordagem que ensinasse e incentivasse uma maior participação e mais
autonomia dos colaboradores na resolução de problemas complexos da empresa, além de aprimorar a capacidade de
colaboração. Para isso, foi introduzido um programa de desenvolvimento contínuo que utilizava situações reais e
desafiadoras da empresa como casos para estudo. As equipes eram desafiadas a resolver essas situações em
conjunto, incentivando os colaboradores a pesquisar as suas causas possíveis, além de discutir e propor soluções em
colaboração.
Caso II Em uma escola de tecnologia, os alunos de um curso de desenvolvimento de software são desafiados a identificar as
dificuldades de um grupo de comerciantes para a gerência de seus estoques de forma eficiente e acessível. A partir
dessa conjuntura, o professor apresenta o contexto inicial da atividade, e solicita aos alunos que, organizados em
equipes, identifiquem o ponto central da situação, realizando, portanto, pesquisas sobre as causas possíveis do
problema.
De acordo com as situações apresentadas nos casos acima, qual foi a solução metodológica adotada pela empresa e
pela escola?
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