A liderança é um aspecto considerado fundamental em qualquer
tipo de organização. Em essência, a liderança envolve a condução
e a orientação das pessoas, bem como a influência interpessoal,
para que alcancem um objetivo comum. Trata-se de um processo
complexo, que abarca dois lados: o do líder e o dos liderados.
Considerando esses aspectos que caracterizam a liderança, seus
componentes principais são
✂️ a) características comportamentais do líder; quantidade de
pessoas a serem lideradas; setor ao qual a organização
pertence; grau de competitividade do mercado em que a
organização está envolvida. ✂️ b) estilo de liderança da pessoa que lidera; grau de formação
acadêmica das pessoas lideradas, tamanho da organização,
conjuntura político-econômica do local em que a organização
está inserida. ✂️ c) grau de formalidade da liderança, experiência na execução da
tarefa por parte das pessoas lideradas, estrutura matricial da
organização e de suas filiais, conjuntura socioeconômica das
localidades em que a organização atua. ✂️ d) competências e experiências administrativas da pessoa que
exerce a liderança, motivações das pessoas que são lideradas,
tipo de organização, conjuntura organizacional, política e
social da organização. ✂️ e) competências e motivações da pessoa que lidera,
competências e motivações das pessoas lideradas,
características da tarefa, conjuntura organizacional,
socioeconômica e política dentro da qual ocorre o exercício da
liderança.