De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor). Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.
✂️ a) informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída
de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos ✂️ b) discursos marcados pela subjetividade do locutor, por
exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e
sentimentos do autor ✂️ c) de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos
textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto,
ela pode ser usada na linguagem publicitária ✂️ d) utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a
interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor),
essa função é característica dos diálogos (cumprimentos,
saudações, despedidas, conversas notelefone, etc.) ✂️ e) utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito
de convencer o receptor da mensagem, por exemplo,
as mensagens publicitárias