Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da
atividade de Assessoria de Imprensa.
A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é
nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na
verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos
da comunicação chamada empresarial, institucional ou
organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista
americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a
que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de
comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de
relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele
conquistou, por direito e mérito, na história moderna da
comunicação social, o título de fundador das relações públicas,
berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa. (CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)
O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso
citados no texto são respectivamente
✂️ a) Ivy Lee e William Henry Vanderbilt. ✂️ b) Jack London e William Henry Vanderbilt. ✂️ c) Ivy Lee e John Rockefeller. ✂️ d) Mark Twain e William Henry Vanderbilt. ✂️ e) Mark Twain e John Rockefeller.