Texto associado. Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.
A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.
O Projeto Político-Pedagógico da Escola Conduzir foi elaborado em processo de planejamento participativo. A temática referente à formação para a cidadania foi introduzida no projeto quando a equipe de profissionais e a comunidade estabeleceram o Marco Doutrinal, que vem a ser o momento em que o grupo
✂️ a) firma os pressupostos relacionados às peculiaridades institucionais, explicitando o modo como pretende desenvolvê-los. ✂️ b) identifica dados da realidade social global, comprometendo-se como parte dessa mesma realidade. ✂️ c) define e assume uma proposta político-social e a fundamenta teoricamente, com a manifestação do ideal de ser humano e de sociedade desejados. ✂️ d) faz um diagnóstico da situação social na qual a escola está inserida e da situação da própria escola. ✂️ e) estabelece uma programação em que define objetivos, políticas, estratégias e determinações gerais.