A pesquisa de mercado para exportação de bens e serviços pode ser primária ou secundária. A integração das pesquisas
primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Entende-se por pesquisa primária a coleta de dados diretamente da fonte. Dentre os métodos utilizados na pesquisa primária, podem ser citados: entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do
mercado-alvo; visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, os pontos de venda e o comportamento do
consumidor; e participação em feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto quanto para
analisar tendências e estabelecer contatos.
II. Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou relatórios governamentais; publicações comerciais e setoriais de revistas,
jornais e rede mundial de computadores; além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e
entidades governamentais são algumas fontes de pesquisa secundária.
III. Avaliar a credibilidade das fontes de dados e combinar diferentes fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado são aspectos importantes a serem observados na realização da pesquisa primária.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas.