Questões Administração de Recursos Materiais Administração de Compras

O tamanho da empresa e/ou o volume de atividades desenvolvidas e requeridas por ela def...

Responda: O tamanho da empresa e/ou o volume de atividades desenvolvidas e requeridas por ela define como o setor de compras deverá ser estruturado. Os funcionários alocados no setor compras têm deveres admi...


1Q1053898 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Compras, Compras Nacionais e Internacionais Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

O tamanho da empresa e/ou o volume de atividades desenvolvidas e requeridas por ela define como o setor de compras deverá ser estruturado. Os funcionários alocados no setor compras têm deveres administrativos e executivos, no estabelecimento das diretrizes gerais e no gerenciamento eficaz do setor. São os responsáveis pelo perfeito relacionamento com as empresas fornecedoras e com as exigências dos demais departamentos da organização a que pertencem. Muitos fatores e critérios afetam as técnicas administrativas de negociação e compra, bem como as práticas de execução de compras, seja no setor privado ou público. Sobre critérios e fatores que interferem nas decisões de compras, analise a afirmativas a seguir.

I. Critério da análise da parte vendedora: procedimento no qual o comprador classifica seus fornecedores segundo critérios como qualidade, preço, tecnologia etc., criando uma lista de fornecedores potenciais.
II. Fatores organizacionais: associados às características peculiares da estrutura interna da organização compradora. Geralmente, tal estrutura indica quantas são as pessoas envolvidas nas decisões de compra; quem são essas pessoas, quais os critérios de avaliação utilizados, quais as políticas da empresa e os limites impostos aos seus compradores. Essa estrutura poderá dispor de um sistema de compras centralizadas ou descentralizadas, adotar políticas de contratos de longo prazo para situações específicas e criar critérios de avaliação de desempenho dos seus compradores.
III. Fatores interpessoais: frequentemente muito sutis, estão sempre presentes nos centros de compra das organizações, mas são de difícil identificação. São representados por influências invisíveis que interferem nos processos de decisão.
IV. Fatores individuais: cada participante do processo de compra tem seus motivos, percepções e preferências, influenciados pela idade, renda, educação, identificação profissional, personalidade e atitudes perante o risco.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.