Para que um release seja bem feito e aproveitado pelos veículos de comunicação, ele deverá ser escrito em linguagem jornalística e seguir critérios da área. Deve ser apenas uma sugestão de pauta e não publicado da forma como foi enviado. No entanto, isso ocorre com uma certa frequência, especialmente em redações menores com uma equipe enxuta de profissionais. Independentemente do formato do release , ele precisa seguir uma série de critérios jornalísticos, como apresentar uma novidade, ter interesse público, informações e fontes com credibilidade, além de se adequar ao meio para o qual foi enviado. Se puder ser exclusivo, melhor. Sobre as boas práticas de produção de release , é correto afirmar que, EXCETO:
✂️ a) É necessário escrever um título curto, objetivo e com um verbo de ação. ✂️ b) No caso de envio por meio digital, usar links para complementar as informações. ✂️ c) De preferência colocar o nome da empresa ou do assessorado logo no título e no lead . ✂️ d) Deve-se evitar texto que tenha mais de trinta linhas. Em geral, esse espaço é suficiente para o mais importante.