Segundo Weiss(et al. 2009), “o professor precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo
e, em função disso, identificar as atividades que farão seu avanço”. Para a autora, não é o processo de aprendizagem
que deve se adaptar ao do ensino; mas, sim, o processo de ensino se adaptar ao da aprendizagem, ou melhor, “o
processo de ensino deve dialogar com o da aprendizagem”. Para tanto, boas situações de aprendizagem, de acordo
com o exposto, são aquelas que garantem que, EXCETO:
✂️ a) A organização de tarefas pelo professor deve atestar a máxima informação possível. ✂️ b) Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir. ✂️ c) Os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar/aprender. ✂️ d) O professor tem como tarefa transmitir os conteúdos, fazendo com que os seus alunos aprendam o que lhes foi informado. ✂️ e) O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar
vazio de significado social.