Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na
escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e
evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns
argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.
I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao
fracasso.
II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural,
responsável pelo fracasso na educação.
III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida
passa a ditar.
IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais,
que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.
Está correto o que se afirma apenas em
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