De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna; e, externa e; avaliação de
redes de educação básica. Em relação à avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) A avaliação na educação infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança,
com o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao ensino fundamental. ✂️ b) Baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento,
devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se
questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. ✂️ c) A validade da avaliação, na sua função somativa, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o
que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, apontar para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo,
porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social e intelectual. ✂️ d) Na educação infantil e no ensino fundamental, apresenta caráter formativo predominando sobre o quantitativo e
classificatório; adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando,
preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a
essas duas etapas. ✂️ e) Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem como referência o conjunto de conhecimentos, habilidades,
atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado
com aqueles princípios definidos somente para o ensino médio, redimensionados para cada uma de suas etapas, bem
como no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.