Buscamos na teoria psicogenética a explicação de inteligência e afetividade mais próxima da teoria acadêmica e da práxis
pedagógica. Neste contexto, encontramos na perspectiva Walloniana contribuições bem específicas, uma vez que para Henri
Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
De acordo com seus estudos, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) A caracterização que representa a atividade emocional é complexa e paradoxal; é simultaneamente social e biológica
em sua natureza; realiza a transição entre o estado orgânico do ser e a sua etapa cognitiva, racional, que só pode ser
atingida por meio da mediação afetiva. ✂️ b) Ambos se iniciam em um período denominando sensório-motor e projetivo e se estende ao longo do primeiro ano de
vida. Nesse momento, a afetividade reduz-se, praticamente, às manifestações fisiológicas da emoção, que constitui,
portanto, o ponto de partida do psiquismo. ✂️ c) Fez uma distinção básica entre funções mentais, especialmente as funções mentais superiores, e o fato de que não há maneira
simples de compreender nenhuma delas isoladamente. Sua verdadeira essência é serem inter-relacionados com outras
funções. Essa ênfase na funcionalidade reflete-se, especialmente, na sua compreensão do termo consciência, cuja organização
dinâmica da consciência aplica-se ao afeto e ao intelecto. ✂️ d) A consciência afetiva é a forma como o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação.
Pelo vínculo imediato que instaura com o ambiente social, garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado
e acumulado pelos homens ao longo de sua história. Assim, permitirá a posse dos instrumentos com os quais trabalha
a atividade cognitiva. Nesse sentido, ela lhe dá origem.