A pedagogia, como ciência da educação interessada pelo fenômeno educativo em seu sentido amplo, para além da escola, é
um campo de conhecimento que deve assumir, a partir de diálogos interdisciplinares, posição de protagonismo na construção
de referenciais teórico-metodológicos que possibilitem a potencialização de efeitos formativos decorrentes de práticas em
espaços de ENE, convertendo-as em práticas pedagógicas. Diante do exposto, observados os atos normativos sobre a distribuição interna dos serviços, analise as afirmativas sobre o espaço de atuação do pedagogo no Ministério Público e assinale a
INCORRETA.
✂️ a) Grande parte dessas ações educativas emergentes configura uma ampla e complexa constelação de práticas inscritas
fora do espaço escolar e que se estabelecem ao longo de toda a vida dos sujeitos. ✂️ b) Se insere no âmbito das práticas não escolares e sua atuação pode representar um instrumento de intermediação e
articulação de saberes diante de necessidades emergentes nas esferas das sociabilidades humanas. ✂️ c) A educação não escolarizada está a serviço da formação das pessoas para a aquisição de saberes e a construção de práticas
assinaladas por demandas de aprendizagens [...] se ajusta contextualmente aos espaços e tempos socioeducativos por possuir
um caráter flexível. ✂️ d) A adjetivação não escolar estabelece um caráter de negação à escola e remete à ideia de que entre um e outro tipo de
educação existe uma relação que é, ao mesmo tempo contrária e complementar à escola, na medida em que considera
práticas socioeducativas.