A estratégia da situação-problema contempla as categorias da dialética no processo de construção de conhecimento
quando estimula ou amplia a significação dos elementos apreendidos em relação à realidade. Exige uma constante
continuidade e ruptura no levantamento e na análise dos dados e na busca e construção de diferentes alternativas para
a solução do problema. Possibilita a práxis, a problematização, a criticidade na identificação da solução e a totalidade,
pois tudo está interligado. Uma equipe de educadores em saúde desenvolveu uma situação-problema com a finalidade
de desenvolver em um grupo de pacientes a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas
para resolver problemas e modificar situações frente a questões relacionadas aos pacientes de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Utilizando a metodologia dialética, foram planejadas as atividades da seguinte forma; analise-as.
1. Atividade 01 : apresentar aos pacientes a situação-problema “A família de Teresinha”, solicitar que leiam a situação e,
em grupo, refletir sobre suas questões: “O que você sentiu ao ler a história?” e “Que elementos apresentam semelhanças com o seu cotidiano?”. Objetivo : mobilizar os pacientes a buscar conhecimentos relativos ao tema aguçando
a curiosidade deles ao apresentar uma situação relacionada ao seu cotidiano.
2. Atividade 02: estabelecer uma relação dialógica abordando os principais temas relacionados a diabetes e hipertensão,
os respectivos cuidados e agravos à saúde e as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Objetivo : organizar o conhecimento prévio dos pacientes desmistificando possíveis crenças, valores e tabus; apresentar conteúdos
relacionados às patologias; estimular a reflexão; e, possibilitar questionamentos relacionados aos problemas levantados.
3. Atividade 03 : reelaborar a situação-problema em subgrupos de pacientes. Objetivo : refazer a situação-problema com
finalidade de sistematizar e expressar os conhecimentos construídos e reconstruídos de forma que os pacientes possam repensar suas respostas e formular propostas para enfrentar, solucionar ou minimizar problemas.
4. Atividade 04 : apresentar e discutir a reelaboração da situação-problema para o grupo. Objetivo : discutir a situação-
-problema retificando as ideias equivocadas; possibilitar a reflexão e questionamentos através do confronto de opiniões como forma de materializar o conhecimento; e, socializar as propostas formuladas para enfrentar, solucionar ou
minimizar os problemas.
As atividades planejadas para a situação-problema, pela ordem em que foram propostas, exploram as seguintes etapas
da dialética:
✂️ a) 1. Síncrese 2. Análise 3. Síntese 4. Síntese ✂️ b) 1 . Análise 2 . Síncrese 3. Síntese 4. Síntese ✂️ c) 1. Síncrese 2. Síntese 3. Análise 4. Síntese ✂️ d) 1. Análise 2. Síntese 3. Síncrese 4. Síntese ✂️ e) 1. Síntese 2 . Análise 3. Síncrese 4. Síncrese