Supervisão escolar e orientação educacional são funções pedagógicas que surgiram de modo a cada um fazer o seu papel, de
forma fragmentada, com campo de atuação distinto. O primeiro, durante muito tempo, teve o seu campo de trabalho voltado
exclusivamente aos professores; já o segundo tinha como função exclusiva trabalhar com os alunos. Mas, segundo Urbanetz &
Silva (p. 61) “a fragmentação do trabalho [...] em supervisão escolar e orientação educacional, característica do período tecnicista,
foi intensamente denunciada em inúmeros estudos, artigos, pesquisas [...] e encontra-se em plena superação nas diferentes alternativas de ensino”. Em função desta reflexão, hoje, a função da supervisão escolar e da orientação educacional precisa ter o mesmo
discurso e a mesma ação, de maneira que o seu trabalho dê sentido ao conhecimento do aluno, inserindo--o na realidade e tornando-o crítico, criativo e cidadão. O supervisor escolar, tanto quanto o orientador educacional, é sujeito de uma ação dentro de um espaço
em transformação e transformador – a escola, e precisam ser competentes em muitos aspectos.
Considerando tais aspectos, analise o fragmento de texto a seguir.
“No aspecto _________________, estes profissionais precisam compreender os processos de organização do trabalho. No aspecto ___________________, devem articular a verdadeira função da escola em relação à ‘vida’, pois é um espaço de geração
de mudanças para a transformação da sociedade. Já no aspecto __________________, compete aos profissionais a participação
nas decisões de todas as ações da escola. É justamente neste aspecto que se destaca a participação do supervisor e do orientador junto à gestão escolar; estes profissionais devendo se mostrar competentes dentro de seu papel, mas de maneira coletiva.
No aspecto ______________, toda a ação de tais profissionais deve estar voltada para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, em uma relação dialética com os professores e demais profissionais da educação, articulando um processo que os permita
repensar ações e garantir a qualidade do ensino.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
✂️ a) técnico / político / administrativo / pedagógico ✂️ b) político / pedagógico / administrativo / técnico ✂️ c) técnico / político / pedagógico / administrativo ✂️ d) pedagógico / administrativo / técnico / político