1Q1056486 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. (Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.) Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget: ✂️ a) O conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado. ✂️ b) O aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro. ✂️ c) O professor serve como guia, como suporte do processo da aprendizagem. ✂️ d) A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo e seus estágios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro