Texto associado. LITERATURA
Livro 1: “Campo geral” (Autor João Guimarães Rosa);
Livro 2: “Vidas secas” (Autor Graciliano Ramos).
“Com maestria, o escritor mineiro recupera vocábulos antigos, combina palavras de maneira inusitada ou mesmo cria novos termos, um de seus maiores dons.” ROSA, João Guimarães. Campo geral. 2 ed. São Paulo: Global Editora, 2022. Considerando o contexto da novela “Campo geral”, do autor João Guimarães Rosa, observe os trechos a seguir: “Tio Terêz contava quetinham esbarrado o eito na roça, porque uma chuva toda vinha, ia ser temporal:[...]” “E no mais ralhava sempre, porque Miguilim não enxergava onde pisasse, vivia escorregando e tropeçando, esbarrando, quase caindo nos buracos: — ‘Pitosga …’ ” “— Mãe! Acode ligeiro, o Miguilim está dandoexcesso !…” “O gato Sossõe que rastreava sorrateiro, capaz de caçar alguma lagartixa: com umzapetrape ele desquebrava a lagartixa, homem de fazer assim até com calango [...].” “Mas todos, de Tomèzinho e Chica a Luisaltino e Vovó Izidra, mesmo estando tristes, como estavam, só respondiam comlisice de assuntos, bobagens que o coração não consabe.” Em relação ao contexto do romance “Vidas secas”, do autor Graciliano Ramos, analise as
afirmativas abaixo e a seguir assinale a única opção INCORRETA:
✂️ a) A expressão “O mundo coberto de penas” utilizada no título do penúltimo quadro do romance
reporta à ideia de que Fabiano, Sinha Vitória e os filhos migravam tal qual as aves de arribação,
em busca da liberdade, da cidadania, da construção de novos projetos de felicidade em outras
regiões do país. ✂️ b) O silenciamento e a passividade demonstrados por Fabiano, frente às humilhações sofridas quando
foi preso sem direito à defesa, têm como causa principal a crença de que o Governo era bom, afinal
“Governo é governo.” ✂️ c) O espaço desempenha um papel fundamental na configuração do romance, quando o sertão
nordestino é apresentado como o antagonista central, tendo em vista que dele provém o sofrimento
das personagens. ✂️ d) A relação de Fabiano com a linguagem era paradoxal, de esperança e de frustação. Desejava imitar
seu Tomás da bolandeira, “homem aprendido” , mas “um sujeito como ele não tinha nascido para
falar certo”.