No que se refere às competências específicas de matemática e suas
tecnologias para o ensino médio, espera-se, segundo a BNCC,
que um estudante do ensino médio
✂️ a) aceite conceitos e propriedades matemáticas sem recorrer à
observação de padrões, experimentações ou validação formal
das conjecturas. ✂️ b) compreenda e utilize, com flexibilidade e precisão, diferentes
registros de representação matemáticos, como álgebra e
estatística, para buscar soluções, evitando utilizar na
comunicação dos resultados dos problemas termos técnicos
da matemática, para favorecer o entendimento de todos. ✂️ c) aplique conhecimentos matemáticos para interpretar e
analisar situações em variados contextos. ✂️ d) proponha ações desconsiderando a análise de problemas
sociais, mas articulando os conceitos matemáticos
necessários, ao lidar com desafios do mundo contemporâneo. ✂️ e) utilize estratégias e procedimentos matemáticos para resolver
problemas em diversos contextos, priorizando a obtenção de
respostas, sem ênfase na análise dos resultados ou na
construção de argumentação.