Leia o texto a seguir, do professor Luiz Sá Martino, sobre os
meios de comunicação de massa no contexto da indústria
cultural.
À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições
sociais vinculadas à produção e distribuição de bens simbólicos.
Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de
rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte
desse complexo. É quase impossível identificar algum lugar onde
a indústria cultural não esteja presente no cotidiano. Na indústria
cultural, o lucro orienta a produção, e o espaço da criação
individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva.
Duas ordens de produção — material e simbólica — se
sobrepõem, com substanciais perdas para a cultura.
MARTINO, 2014:54
Na perspectiva da teoria crítica, representada pela Escola de
Frankfurt, os meios de comunicação de massa
✂️ a) são ferramentas neutras e que seu impacto na opinião
pública depende exclusivamente do senso crítico de cada
indivíduo ao consumir seus produtos. ✂️ b) estão alinhados às vanguardas artísticas e promovem a
disseminação da arte em todas as classes sociais. ✂️ c) são controladores da audiência e transformam a cultura em
objeto de consumo rápido. ✂️ d) dão voz às massas, disseminando uma cultura genuína
situada a meio caminho entre a cultura de elite e a popular. ✂️ e) promovem uma cultura de resistência, incentivando os
indivíduos a questionar e desafiar a ordem social existente.