A arte da Educação é como a da Medicina: uma arte que não
pode ser praticada sem “dons” especiais, mas que pressupõe
conhecimentos exatos e experimentais, relativos aos seres
humanos sobre os quais é exercida. Esses conhecimentos não são
anatômicos e fisiológico, como os do médico, mas psicológicos.
Nem por isso se tornam menos indispensáveis, e a solução das
questões da escola ativa ou da formação do raciocínio depende
precisamente deles, na forma mais direta. As pesquisas
psicológicas acerca do desenvolvimento das operações racionais e
da aquisição ou construção das noções fundamentais fornecem,
com efeito, dados que se revelam decisivos em favor dos métodos
ativos e estão a carecer, mesmo, de uma reforma do ensino
intelectual muito mais radical que possam imaginar muitos dos
partidários da escola ativa.
Fonte: Piaget, Jean. Para onde vai a educação?
Rio de Janeiro: Editora Unesco, 197, p. 62
A respeito da relação estabelecida por Jean Piaget entre a
psicologia e o processo educativo, assinale a afirmativa que
descreve corretamente sua teoria.
✂️ a) O desenvolvimento cognitivo das crianças está condicionado
ao processo educacional, que se fundamenta na autoridade e
habilidade do docente em transmitir integralmente o
conteúdo ao discente. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo das crianças está
intrinsecamente relacionado com a interação ativa com seu
ambiente, aspecto fundamental a ser considerado nas
práticas educacionais. ✂️ c) O desenvolvimento cognitivo dos estudantes atinge seu ápice
por meio da aquisição de conhecimento formal e da
acumulação de saberes teóricos. ✂️ d) A formação da estrutura mental das crianças se inicia após
seu ingresso na escola e na interação com o ambiente
escolar, onde se desenvolve o aprendizado da linguagem. ✂️ e) A estrutura mental das crianças demanda que o ensino seja
conduzido mediante o uso de exemplos que apresentam
situações abstratas, desafiando a mente do estudante a
assimilar novos conhecimentos.