O próprio espírito que o informa de uma nova política
educacional, com sentido unitário e de bases científicas, e que
seria, em outros países, a maior fonte de seu prestígio, tornará
esse plano suspeito aos olhos dos que, sob o pretexto e em nome
do nacionalismo, persistem em manter a educação, no terreno de
uma política empírica, à margem das correntes renovadoras de
seu tempo. De mais, se os problemas de educação devem ser
resolvidos de maneira científica, e se a ciência não tem pátria,
nem varia, nos seus princípios, com os climas e as latitudes, a
obra de educação deve ter, em toda parte, uma “unidade
fundamental” dentro da variedade de sistemas resultantes dessas
ideias e aspirações que, sendo estruturalmente científicas e
humanas, têm caráter universal.
Adaptado de O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932)
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre as
propostas do movimento de renovação educacional no Brasil
conhecido como “Escola Nova”.
I. Democratizar o acesso à educação, mediante a consideração
da escola como uma instituição social que desempenha a
função de integração social e de desenvolvimento integral do
indivíduo.
II. Promover as avaliações aplicadas aos discentes como o
componente central do percurso educacional formativo,
padronizando-as conforme as exigências do mercado de
trabalho.
III. Articular as etapas do ensino, de acordo com o princípio da
unidade da função educacional, compreendendo
integralmente o processo educacional.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.