Questões Direito Administrativo Bens Públicos

Considere a seguinte situação hipotética. Uma agência reguladora pretende instituir ...

Responda: Considere a seguinte situação hipotética. Uma agência reguladora pretende instituir servidão de passagem em terras particulares. No entanto, houve concessão de lavra para exploração das riquezas...


Q106766 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Administrativo Direito, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos bens públicos, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Uma agência reguladora pretende instituir servidão de passagem em terras particulares. No entanto, houve concessão de lavra para exploração das riquezas minerais dessas terras, a qual seria totalmente inviabilizada pelo estabelecimento da servidão de passagem. Nessa situação, o concessionário não faz jus a qualquer indenização, dado que as riquezas minerais, que são distintas da propriedade do solo, pertencem à União e, por isso, não suscitam indenização.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

De acordo com a legislação brasileira, em situações como a descrita no enunciado, o concessionário que teve a concessão de lavra para exploração das riquezas minerais em terras particulares inviabilizada pela instituição de servidão de passagem tem sim direito a indenização. Isso porque a concessão de lavra confere ao concessionário o direito de explorar economicamente as riquezas minerais presentes no solo, sendo considerada uma forma de propriedade.

Assim, a instituição da servidão de passagem que inviabiliza a exploração das riquezas minerais configura um prejuízo econômico para o concessionário, o que lhe garante o direito a ser indenizado pelos danos causados.

Portanto, a afirmativa está ERRADA.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.