1Q1068326 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024Pimenta (2010) pontua como a popularização da discussão sobre o conceito de professor reflexivo tem sido marcada pelo “oferecimento de treinamento para que o professor torne-se reflexivo”. Nesse contexto, a autora trata do “mercado do conceito”, destacando que este entende a reflexão como ✂️ a) forma de ultrapassar os conhecimentos elaborados pela ciência e as respostas técnicas que esta poderia oferecer, reconhecendo o ineditismo das situações vividas. ✂️ b) superação dos problemas cotidianos vividos na prática docente, tendo em conta suas diversas dimensões, o que expressa uma massificação do conceito. ✂️ c) valorização dos processos de produção do saber docente a partir da prática e da pesquisa, em que o ensino é tomado como ponto de partida e de chegada. ✂️ d) questionamento da formação de professores numa perspectiva técnica, reconhecendo a necessidade de formar profissionais capazes de ensinar em situações singulares. ✂️ e) discussão das questões organizacionais, do projeto pedagógico das escolas, da importância do trabalho coletivo e da autonomia dos professores nas escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro