Questões Enfermagem Urgência e emergência

O Choque Hipovolêmico é uma condição em que existe perda de volume sanguíneo circulante...

Responda: O Choque Hipovolêmico é uma condição em que existe perda de volume sanguíneo circulante efetivo. Em qualquer situação de emergência, o início do choque deve ser previsto ao se avaliarem imediatamen...


1Q106867 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

O Choque Hipovolêmico é uma condição em que existe perda de volume sanguíneo circulante efetivo. Em qualquer situação de emergência, o início do choque deve ser previsto ao se avaliarem imediatamente todas as pes- soas lesionadas.

São afirmativas corretas sobre o choque hipovolêmico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

O choque hipovolêmico é uma condição em que há uma perda significativa de volume sanguíneo circulante efetivo, levando a uma diminuição da perfusão tecidual e, consequentemente, a uma série de alterações fisiológicas no organismo.

Vamos analisar as afirmativas:

a) A acidose lática é um efeito comum da lesão e hemorragia e está relacionada a um mau desempenho cardíaco. Esta afirmativa está correta, pois a acidose lática é uma consequência da hipoperfusão tecidual que ocorre no choque hipovolêmico.

b) Desequilíbrio da Ventilação-Perfusão e Débito Cardíaco Diminuído são possíveis diagnósticos de enfermagem associados ao choque hipovolêmico. Esta afirmativa está correta, pois no choque hipovolêmico ocorre uma diminuição do débito cardíaco e alterações na relação entre ventilação e perfusão.

c) A infusão de Ringer é inicialmente útil, porque se aproxima da composição eletrolítica e da osmolalidade plasmáticas. Esta afirmativa está correta, pois as soluções como Ringer são comumente utilizadas no tratamento inicial do choque hipovolêmico.

d) Os membros do paciente devem ser mantidos elevados para melhorar a circulação cerebral e promover o retorno venoso para o coração, mesmo em caso de traumatismo craniano. Esta afirmativa está incorreta, pois em casos de traumatismo craniano, os membros do paciente não devem ser elevados, pois isso pode aumentar a pressão intracraniana.

Portanto, a alternativa correta, que é a exceção, é a letra d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.