“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada
de todo processo educativo desenvolvido na
escola, não só é responsável por formar as
novas gerações, mas também precisa oferecer
aos novos cidadãos aquilo que a humanidade
possui de melhor, e não o que nos envergonha
como humanos. Uma sociedade ou um Estado
que neguem a seus cidadãos as conquistas
mais qualitativas da humanidade promovem a
barbárie e contribuem para a animalização do
ser humano, transformando-o em coisa, em
objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de
Filosofia no Ensino Médio . São Paulo: Cortez,
2008, p. 144). Reflita sobre o texto acima e
assinale a alternativa incorreta .
✂️ a) A elevação do senso comum à consciência
crítica é um dos elementos centrais do
significado do conhecimento filosófico, como
também uma das principais razões que
sustentam a necessidade de ensinar conteúdos
de Filosofia na escola e fazer a experiência do
filosofar entre os estudantes. Essa elevação é
um desabrochar para as potencialidades que
podem tornar-se em atos por uma boa prática
pedagógica ✂️ b) A Filosofia devolve a dignidade ao ser humano
sua capacidade de optar e definir o como e o
porquê viver de uma determinada forma. Isso só
pode ser alcançado por uma vontade livre que
não é movida por um instinto que tende a repetir
sempre a mesma coisa ✂️ c) Um dos principais objetivos da Filosofia é formar
para a cidadania e para o pensar crítico, então
nas aulas de Filosofia deve-se desenvolver o
exercício da relação Filosofia x prática cotidiana,
Filosofia x reflexão de problemas da vida diária,
Filosofia x discussão ✂️ d) A Filosofia, como uma das mais antigas formas
de saber, pode desenvolver uma erudição e um
vasto conhecimento da história das ideias que
ajudarão na prática de qualquer profissão ou
interações sociais e não interfiram com as
demais filosofias do ensino médio ✂️ e) A problematização numa sala de aula de
Filosofia deve estar em correlação com a
história da Filosofia e quanto mais intensa e
múltipla, mais elementos e estímulos terão os
alunos para produzir sua própria experiência de
pensamento. Descobrir que problemas e
vivências contemporâneas já tiveram suas
reflexões, proposições e apresentações num
passado, causa uma enorme empolgação ao
estudante