Sobre a prática em sala de aula, Sílvio Gallo explica que o professor de filosofia deve trabalhar problemas filosóficos na sua atividade didática, ressalta que o problema não pode ser falso ou estranho à vida dos estudantes e que “a partir do problema vivido, podemos investigar na história da filosofia conceitos criados para equacionar esse problema ou problemas próximos a ele .
(GALLO, Sílvio. “A Filosofia e seu Ensino: Conceito e Transversalidade”. In: ETHICA . Rio de Janeiro, v.13, n.1, 2006, p.17-35)
Considere que um professor resolva discutir em sala de aula o problema da Guerra na Ucrânia com o objetivo de explicar a
filosofia política de Hobbes baseando-se no que afirmara Gallo. Com base na ideia de que a origem da guerra é a igualdade
entre os homens de acordo com Hobbes, considere as afirmativas abaixo:
I. A igualdade é entendida como ter igual direito sobre todas as coisas, o que implica que qualquer Estado busca promover
este tipo de Igualdade. Neste sentido, a Rússia ataca a Ucrânia porque busca promover a igualdade entre elas.
II. O ser humano estabelece um poder acima de todos para moderar os impulsos que levam o homem a ser lobo do homem,
razão pela qual se criou a ONU.
III. De acordo com Hobbes, a autoconservação é o direito natural que qualquer ser humano possui para reagir a qualquer
ameaça externa. Assim, a Rússia ataca a Ucrânia pelo princípio de autoconservação.
Em conformidade com o pensamento de Hobbes,
✂️ a) I e III revelam a mesma questão: a autoconservação é ter direito igual. ✂️ b) II é a consequência da alternativa I, pois o poder que modera é o Estado. ✂️ c) II representa o estabelecimento da igualdade entre os seres humanos. ✂️ d) II é correto porque o poder acima de todos é o que garante a autoconservação. ✂️ e) III é a única alternativa correta, porque temos o direito de conservar nossa vida.