Gaston Bachelard, filósofo francês do século XIX, dedicou-se à filosofia da descoberta
científica. Para ele, o historiador da ciência deve considerar ideias como fatos, enquanto o
epistemólogo deve encarar fatos como ideias em um sistema de pensamento. No ensino elementar,
Bachelard (2002) destaca a importância de extrair o abstrato do concreto, utilizando experiências para
ilustrar teorias. Ele alerta que fenômenos interessantes podem envolver afetividade, prejudicando a
objetividade científica. A ciência busca delinear e ordenar fenômenos, encontrando um equilíbrio entre
concreto e abstrato, matemática e experiência, leis e fatos. Para isso, Bachelard valoriza experiências
que fogem do comum, levando a contradições e discussões que resultam na criação de leis. Para
Bachelard, o espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre:
✂️ a) Questões que não possuem relevância científica, pois o conhecimento científico baseia-se em fatos
bem estabelecidos e verificados. ✂️ b) Questões que não compreendemos, pois todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há
pergunta, não pode haver conhecimento científico. ✂️ c) Temas que não se enquadram nas teorias estabelecidas, pois a ciência busca sempre reforçar as
teorias já existentes, não considerando novas perspectivas. ✂️ d) Assuntos que não tenham aplicação prática, pois a ciência busca soluções concretas para problemas
reais. ✂️ e) Questões que envolvam aspectos subjetivos ou emocionais, pois a ciência deve se basear em
observações objetivas e imparciais.