Deus é inteligível, e inteligíveis são também os princípios das ciências; todavia, há notável diferença entre as duas coisas. Com efeito, tanto a terra como a luz são visíveis, mas a terra não pode ser vista se a luz não brilhar. Deve-se, portanto, crer que também os conhecimentos que são transmitidos nas ciências, e que todo aquele que é capaz de entender admite sem nenhuma dúvida serem verossímeis, não podem ser compreendidos se não forem iluminados por outra coisa, como por um sol deles. Portanto, como no sol natural, podemos observar três coisas: que existe, que resplandece e que ilumina, assim, naquele Deus escondido que queres conhecer, existem três outras coisas: que existe, que é inteligível e que torna inteligíveis todas as outras coisas.
-
Agostinho, Solilóquios, 1, 8, 15. In: REALE, G.; ANTISIERI, D. História
da filosofia: patrística e escolástica. Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo.
São Paulo: Paulus, 2003, p. 107, com adaptações.
-
Com base em seus conhecimentos a respeito de Santo Agostinho e no excerto apresentado, no que se refere ao pensamento agostiniano, assinale a alternativa correta.
✂️ a) É delimitado pela teoria da iluminação, influenciado por Platão, fundamentado na tese da reminiscência. ✂️ b) É marcado pela teoria da iluminação, influenciado por Platão, do qual rejeita a tese da reminiscência ✂️ c) Rejeita a teoria da iluminação, influenciado por Platão, do qual aceita a tese da reminiscência. ✂️ d) Recusa a teoria da iluminação e a da reminiscência, oriundas de Platão. ✂️ e) Aceita a teoria da iluminação e a da reminiscência, oriundas das epístolas de São Paulo.