Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein desenvolve uma nova forma de compreender a
linguagem, não como determinada pela relação entre linguagem e mundo, mas como uma
atividade contextualizada em práticas estabelecidas. Quando considera o ensino ostensivo
de uma palavra, o austríaco sugere que o treino é uma parte fundamental desse ensino.
Segundo ele,
Na práxis do uso da linguagem (2), um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo
com elas; na lição de linguagem, porém, encontrar-se-á este processo: o que aprende
denomina os objetos (Investigações 7).
In: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Podemos inferir, a partir das Investigações de Wittgenstein que:
✂️ a) Qualquer observação sobre o ensino e o aprendizado do uso de uma palavra, precisa
observar esse processo no contexto da relação entre mundo e linguagem, que determina os
usos possíveis da linguagem. ✂️ b) Qualquer reflexão que observe o ensino e o aprendizado do uso de uma palavra, precisa
pensar esse processo no contexto de uma comunidade de seres que compartilham uma
mesma racionalidade. ✂️ c) Qualquer reflexão que observe o ensino e o aprendizado do uso de uma palavra, precisa
pensar esse processo no contexto determinado pelas estruturas mentais dos que
compartilham a linguagem. ✂️ d) Qualquer reflexão que observe o ensino e o aprendizado do uso de uma palavra, precisa
pensar esse processo no contexto das regras que determinam qualquer tipo de uso da
linguagem. ✂️ e) Qualquer observação sobre o ensino e o aprendizado de uso de uma palavra, precisa
observar esse processo no contexto de uma prática de uso estabelecida que é compartilhada
numa forma específica.