Quais os pensadores e filósofos utilizados em sala de aula fora do modelo universalista,
moderno, europeu de conhecimento? A história do pensamento social e filosófico como é
ensinado hoje permite traçar uma genealogia direta entre a Grécia Clássica e os pensadores
modernos – como se houvesse apenas um percurso possível ao pensamento, e o racionalismo
moderno ocidental fosse a única maneira viável e legítima de se construir o saber. Assim,
há um continuum entre o mundo Helenístico, o Império Romano, o Renascimento e a Europa
Moderna, como se fosse um percurso retilíneo, uniforme e o mundo eurocêntrico
contemporâneo fosse a finalidade última de todos os povos (resultante da retórica da
Modernidade); e/ou não fosse possível um pensamento fora dessa noção de paradigma.
FERNANDES, Estevão Rafael. Ruptura epistêmica, descolonidade e povos indígenas: reflexões sobre saberes-outros. In:
DANNER, Leno Francisco; DANNER, Fernando. Ensino de Filosofia, gênero e diversidade: pensando o ensino de
Filosofia na escola. Porto Alegre: Fi, 2014. P.68
Assinale a alternativa cuja conclusão deixa a afirmativa equivocada:
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