Questões Filosofia O que É a Filosofia

Segundo Gallo (2014), um caminho esboçado para viabilizar a aprendizagem da Filosofia n...

Responda: Segundo Gallo (2014), um caminho esboçado para viabilizar a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio como uma experiência do e no pensamento está organizad...


1Q1069933 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Texto associado.

O excerto a seguir serve de reflexão para a resolução da questão


[...] Ensinar filosofia é dar um lugar ao pensamento do outro. Não tem sentido transmitir “dados” filosóficos (isto é, informação extraída da história) como se fossem peças de uma loja de antiguidades com a qual os jovens não teriam qualquer relação. Não há sentido em tentar transmiti-los sem vivificá-los no perguntar dos alunos. A lógica do antiquário filosófico, que atesoura joias para oferecê-las a alguns poucos privilegiados, emudece o filosofar e mutila sua dimensão pública.


A filosofia não é uma questão privada, ela se constrói no diálogo. Ensinar significa retirar a filosofia do mundo privado e exclusivo de uns poucos para colocá-la aos olhos de todos, na construção coletiva de um espaço público. Por certo, em última instância, cada um escolherá se filosofa ou não, mas deve saber que pode fazê-lo, que não é um mistério insondável que apenas alguns atesouram. E nisso, o professor tem uma tarefa fundamental em estimular a vontade.



CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.p.87.

Segundo Gallo (2014), um caminho esboçado para viabilizar a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio como uma experiência do e no pensamento está organizado em quatro etapas, partindo do problema e chegando ao conceito. Relacione as etapas a algumas ações a serem executadas em cada uma delas.

(1) Sensibilização
(2) Problematização
(3) Investigação
(4) Conceituação

( ) Trabalhar com uma história em quadrinhos, uma música ou um filme.
( ) Experimentar o pensamento, pensar por si mesmo o que já foi pensado e encontrar ferramentas para enfrentar os problemas.
( ) Dar visibilidade à questão, explicitá-la.
( ) Explorar autores e temas, trabalhando uma diversidade de elementos.

A sequência de numeração correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.