Sendo o conceito um operador sintagmático, conectivo e vicinal, isto é, que sempre se liga
a outros conceitos e outras ideias para produzir novos sentidos, fica evidente que não se
pode tomar a Filosofia de forma isolada.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016. Manual do Professor, p.338.
Sobre o caráter interdisciplinar da Filosofia, estão corretas as afirmativas:
I. Enquanto as ciências modernas ganharam autonomia à medida que afirmaram sua
singularidade disciplinar, a autonomia da Filosofia reside justamente em sua percepção da
multiplicidade, sem a definição de objetos únicos.
II. O que é pensado pela Filosofia, na maioria das vezes é pensado também por outras
disciplinas, sendo importante para ela o diálogo com as outras maneiras de abordar o mesmo
objeto.
III. O diálogo com as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio enriquece a reflexão
filosófica experimentada dentro e fora da sala de aula, deixando claro que a Filosofia não é
um conhecimento isolado.
IV. A aproximação da Filosofia por meio de temas facilita reaver a vocação inicial
interdisciplinar dos estudos filosóficos, que foi tão frutífera para a história do pensamento.
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