Ao refletir sobre os resultados de sua pesquisa, Madalena
Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino
médio: o que dizem as pesquisas? , destacam que: “O texto
exposto se fundamentou […] na tentativa de aproximar
a realidade cotidiana dos estudantes com o mundo da
Filosofia. Pelos resultados alcançados […] percebe-se
que essa possibilidade é premente e provocativa, necessitando, para tanto, que a reflexão filosófica não fique
presa ao currículo […], o que pode ser facilitado com o
uso dos elementos da Cultura Digital”.
No contexto da recomendação apresentada no excerto,
os autores salientam que uma das funções do docente é
✂️ a) elaborar um planejamento pedagógico exclusivamente prático e digital. ✂️ b) rejeitar o conteúdo formal previsto no currículo escolar juntos aos estudantes. ✂️ c) mobilizar os estudantes à reflexão, independentemente do recurso adotado. ✂️ d) articular os estudantes para o uso dos dispositivos
digitais com plena autonomia. ✂️ e) estimular a compra de dispositivos tecnológicos,
fundamentais para a sala de aula.