Questões Direito Processual Penal Questões e processos incidentes

A suspensão do curso da ação penal, nas hipóteses de questões prejudiciais, s...

Responda: A suspensão do curso da ação penal, nas hipóteses de questões prejudiciais, será decretada pelo juiz,


1Q107028 | Direito Processual Penal, Questões e processos incidentes, Analista Administrativo Direito, FUNDAÇÃO CASA, VUNESP

A suspensão do curso da ação penal, nas hipóteses de questões prejudiciais, será decretada pelo juiz,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A suspensão do curso da ação penal nas hipóteses de questões prejudiciais é uma medida prevista no Código de Processo Penal, especificamente no artigo 313, inciso V.

Esse dispositivo estabelece que o juiz pode suspender o processo para que se resolva uma questão prejudicial, que é um ponto que precisa ser decidido antes do mérito principal da ação penal.

A suspensão pode ser decretada de ofício, ou seja, por iniciativa do próprio juiz, ou a requerimento das partes envolvidas no processo. Isso ocorre porque a questão prejudicial pode influenciar diretamente no andamento e na decisão do processo principal.

As demais alternativas estão incorretas porque não restringem a suspensão apenas a situações específicas, como a liberdade do acusado, concordância das partes ou consulta prévia, o que não está previsto na legislação.

Portanto, a alternativa correta é a letra a, que reflete fielmente o que dispõe o Código de Processo Penal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.