“Diz Schopenhauer que há homens que se tornam filósofos por causa do mundo. Há outros que se
tornam filósofos por causa de livros. Fichte é um destes casos: virou filósofo porque leu a Crítica da
Razão Pura” .
(Domingues, I. O continente e a ilha. São Paulo: Loyola, 2009, p. 91).
“É bem sabido que Kant, em citadíssima passagem, afirma que não se pode ensinar filosofia, mas
apenas ensinar a filosofar. O filósofo de Königsberg quer dizer outra coisa que geralmente lhe atribui;
assim, por exemplo, ele jamais entenderia por filosofia ‘história da filosofia’. A oposição que lhe interessa
é entre uma ciência constituída como um conjunto de verdades e uma atividade da razão”.
(Porta, M. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Loyola, 2002, p. 21).
Avalie as seguintes afirmações: I. Aprender filosofia significa decorar as ideias principais da história da filosofia e repeti-las de acordo
com as necessidades.
II. A tensão entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar está relacionada ao método a ser utilizado na
formação dos filósofos profissionais.
III. Filosofar é uma atividade da razão. E não se caracteriza por fazer somente repetições de ideias do
passado, mas articulá-las com as questões do presente.
IV. Não há uma única forma consagrada de filosofar. Basta observarmos a história da filosofia ocidental,
com sua pluralidade de modos de pensar filosoficamente.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
✂️ a) I e II. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I e III. ✂️ e) III e IV.