Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar,
Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação
e composição coreográfica como conteúdos.
Para a autora, essa escolha se deve porque
✂️ a) é preciso capacitar os alunos do ensino fundamental e médio à realidade do mercado de trabalho, que
exige coreógrafos. ✂️ b) improvisar e compor são a base de uma prática em
dança voltada ao entretenimento, permitindo ao aluno uma noção clara de circuito artístico. ✂️ c) existe a dificuldade do aluno brasileiro, constatada
por vários estudos, com determinadas coreografias mais tradicionais, o que seria contornado pela
improvisação. ✂️ d) esses são os processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a arte
como criadores e sujeitos do mundo. ✂️ e) essa escola contornaria as precárias condições de
ensino da dança nas escolas, nas quais os ambientes adequados como salas com espelhos e barras
não são uma realidade.