No livro Teatro das formas animadas , de Ana Maria Amaral, apresenta-se o longo percurso do teatro de bonecos e sua história como arte cênica. Aparece de modo constante uma inter-relação entre a arte dramática composta por atores e a arte de manipulação dos bonecos, permitindo vislumbrar momentos de troca entre ambas. Considerando a verdade histórica que comprova essas relações de influência entre as duas artes, assinale a alternativa INCORRETA.
✂️ a) A evolução do teatro de bonecos no ocidente é paralela com a evolução da máscara como acessório cênico. A diferença entre ambas reside no fato de que o teatro de bonecos, principalmente o popular, acrescentou o diálogo como forma de conflito. ✂️ b) Há certa relação entre o teatro de bonecos e os mimos gregos. Ambos possuem uma característica em comum na sua composição artística: a valorização da ação sobre o texto. ✂️ c) A fábula atelana produziu personagens tipificados, que, segundo algumas teorias, mais tarde influenciaram a commedia dell’arte , e que por sua vez se transformaram em personagens do teatro de bonecos popular da Europa. ✂️ d) A influência puritana na Inglaterra do século XVI fez com que os teatros fossem todos fechados por um período, inclusive os teatros de bonecos, por serem ainda mais viciosos para os costumes e a moralidade pública. ✂️ e) Na Idade Média, a arte dos bonequeiros estava mais próxima do teatro propriamente dito do que os menestréis e histriões. O teatro de bonecos representava dramas religiosos baseados nas narrativas bíblicas.