No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:
as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos
e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre
formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se
manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum
Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de
forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões
perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens
dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:
✂️ a) Estesia: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço
em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as
diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas. ✂️ b) Crítica: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às
imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais ✂️ c) Expressão: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a
participação em práticas artísticas e culturais. ✂️ d) Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.