A experiência no estágio curricular supervisionado em teatro constitui-se em um importante espaço pedagógico no percurso formativo dos licenciados em teatro, pois a atividade vincula-se à presença do futuro professor na sala de aula. Nela instaura-se a experiência docente, capaz de motivar um conjunto de discussões e de reflexões acerca da práxis do ensino de teatro no território escolar.
ALMEIDA JÚNIOR, J. S. de. Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro. In: Educação em Revista . Belo Horizonte/MG: Faculdade de Educação da UFMG, 2013, v. 29, n. 2, pp. 43-64, com adaptações.
Considerando o referido texto, assinale a alternativa correta.
✂️ a) É importante que o estágio se estruture na lógica da aplicação do como se faz, oportunizando ao estagiário a utilização dos conteúdos apreendidos durante sua formação. ✂️ b) O conteúdo adquirido em disciplinas práticas ao longo da graduação em teatro/artes cênicas, ligadas ao campo da interpretação e encenação, deve ser replicado sem adaptações no contexto da regência de aula no estágio. ✂️ c) O estágio curricular deve ultrapassar a noção de aplicação de um conjunto de técnicas específicas do conhecimento teatral, sendo o espaço para a imersão do aluno no ambiente escolar, na profissão docente, na prática pedagógica e nos respectivos rituais. ✂️ d) O estágio curricular é o espaço no qual os alunos (em formação) revelam as próprias potencialidades, camuflando possíveis falhas no processo de formação. ✂️ e) O momento do estágio não permite ao aluno compreender os espaços fora da sala de aula como locais possíveis de serem ocupados pela atividade teatral, tais como cursos ou oficinas regulares, pois estes devem ser ministrados unicamente no contexto das aulas do ensino básico formal.