Spolin propõe a organização dos jogos teatrais no formato palco/plateia para que todos os jogadores passem pelas duas posições: ora são plateia (observadores), ora são jogadores em cena (atuantes). Essa forma de organização contribui tanto para o desenvolvimento de técnicas teatrais na formação do ator, como para a formação de plateia para o teatro, pois o educando/jogador vivencia o ser ator e o ser plateia, ambos (plateia e palco) com função definida no momento do jogo.
RAMALDES, Karine V. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Dissertação de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Robson Camargo. Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Goiânia, 2015, p. 83, com adaptações.
Tendo em vista as informações do texto, assinale a alternativa correspondente ao trabalho do professor de teatro por meio dos jogos no ensino básico.
✂️ a) A utilização dos jogos teatrais oportuniza aos educandos a vivência do fazer teatral profissional, a exemplo das grandes companhias teatrais brasileiras. ✂️ b) No formato proposto palco/plateia, não se usam os procedimentos dos jogos de foco, instrução e avaliação, sistematizados por Spolin. ✂️ c) O trabalho com os jogos teatrais, como experiência, provoca os jogadores a relacionar experiências presentes, mas não as passadas. ✂️ d) No desenvolvimento da metodologia improvisacional dos jogos teatrais de Spolin, o professor deve instruir os jogadores a todo momento e registrar o trabalho por fotos e vídeos. ✂️ e) Spolin propõe que o trabalho com os jogos a partir da estrutura dramática contenha o quem (personagem/relacionamento), onde (cenário/ambiente) e o quê (ação).