No teatro contemporâneo, é essencial que se discuta a pedagogia do espectador compreendendo-se que esta reflete na formação de espectadores, reflete na ampliação de repertório e possibilita discussões dialógicas que ampliam o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à posição de um espectador autônomo, é correto afirmar:
✂️ a) A formação crítica do espectador quanto à prática de ensino do teatro, estimulando a interpretação e leitura da cena de forma significativa e ampliando o repertório e a compreensão da cena. ✂️ b) Para compreender a cena, é necessário que o estudante vivencie o fazer teatral, assistir a espetáculos não é de todo essencial. ✂️ c) O espectador que vivencia práticas pedagógicas teatrais tem somente a capacidade de assistir a espetáculos sem compreender o fazer teatral em si. ✂️ d) Formar criticamente o público passa somente por aprender a fazer teatro, sobretudo por meio de jogos teatrais. ✂️ e) É necessária a formação de público, diretamente, e não de espectadores, portanto, a escola é espaço de aprendizados que não se relacionam com o fazer teatral.