Fundado em 1944, por Abdias Nascimento, o Teatro Experimental do Negro (TEN), tinha
como objetivo valorizar o negro e sua cultura através da linguagem teatral. Como
proposta pedagógica, suas primeiras ações foram voltadas para uma conscientização
racial e, ao invés de uma formação tradicional, a alfabetização se daria por meio de uma
iniciação cultural, a partir de leituras de peças teatrais, estudo de outras línguas, aulas
de dicção, empostação de voz, declamação e História do Teatro. Vale ressaltar que,
nesse primeiro momento, o público-alvo foi composto por operários, empregadas
domésticas e pessoas que ainda não tivessem uma profissão definida. A natureza
pedagógica do TEN visava:
✂️ a) ser um veículo de educação popular, destinado à massa trabalhadora, desenvolver
estratégias para criar um novo padrão de beleza brasileira por meio da promoção de
concursos valorizando a identidade e a estética negra e promover a valorização social
do negro por meio de distintas formas de expressão, a saber literatura, poesia, teatro
e artes plásticas. ✂️ b) ser um veículo de educação popular, destinado à massa trabalhadora, desenvolver
estratégias de políticas públicas para que artistas negros fossem incluídos nas fichas
técnicas das produções teatrais e promover a produção de uma dramaturgia escrita
por pessoas negras. ✂️ c) oferecer aulas de teatro para a massa trabalhadora tendo como objetivo principal a
montagem de espetáculos teatrais de grandes obras dramatúrgicas clássicas e
promover a valorização social do negro por meio de distintas formas de expressão, a
saber: literatura, poesia, teatro e artes plásticas. ✂️ d) oferecer oficinas de escrita dramatúrgica a fim de fomentar o surgimento de
dramaturgos (as) negros (as), tendo como principal objetivo expor a realidade
brasileira e consolidar uma identidade teatral nacional.