O Sistema elaborado pelo ator, encenador e pedagogo russo Constantin Stanislávski
(1863-1938) não é uma obra que constitui um conjunto fixo de regras e exercícios, mas
sim um projeto de expansão dinâmico e crítico. A primeira paixão de Stanislávski, como
espectador, foi o circo, porque, dos camarotes, ele podia ver não apenas o picadeiro,
mas também os bastidores. A reflexão entre o que é vivido dentro e fora da cena e o
transmitido no palco levou-o a iniciar uma prática que consistia em registrar, em diários,
as impressões sobre o seu trabalho e as questões e problemas surgidos a partir de suas
experiências. Desse modo, pode-se dizer que a construção do Sistema não se deu por
meio de um caminho retilíneo. E, se hoje em dia seu legado ainda é referência nas
escolas de teatro do mundo inteiro, deve-se
✂️ a) ao desenvolvimento psicofísico integral do ator em seu papel, resultando no
espetáculo, uma unidade de criação do (a) ator (atriz), diretor (a) e autor (a),
cenógrafo (a), iluminador (a). ✂️ b) ao desenvolvimento de gestus, que proporcionam um melhor desempenho do (a) ator
(atriz) na cena. ✂️ c) apenas ao Sistema de Análise Ativa, que compreende a improvisação a partir das
situações propostas pelo (a) autor (a). ✂️ d) ao Sistema de Análise de gestus, que consiste na análise do material dramatúrgico
em ação.