A compreensão da etiologia dos problemas de
aprendizagem envolve múltiplas dimensões e deve
considerar tanto fatores internos quanto externos ao
sujeito. A Psicopedagogia, ao adotar uma perspectivainterdisciplinar, busca identificar a origem das dificuldades
não de forma reducionista, mas relacional. Considerando
essa perspectiva, assinale a alternativa correta:
✂️ a) Os problemas de aprendizagem têm, em sua maioria, uma
origem neurobiológica, sendo a função do psicopedagogo
identificar o transtorno específico que afeta o rendimento
escolar. ✂️ b) A etiologia das dificuldades de aprendizagem deve ser
entendida a partir da articulação entre aspectos cognitivos,
emocionais, familiares, escolares e sociais, sendo equivocada
a busca por uma causa única e linear. ✂️ c) Ainda que fatores emocionais possam interferir na
aprendizagem, sua influência é residual quando comparada aos
déficits cognitivos ou linguísticos já consolidados na infância. ✂️ d) O diagnóstico etiológico na Psicopedagogia visa classificar
o tipo de transtorno de aprendizagem presente, à semelhança
dos critérios utilizados nos manuais diagnósticos como o DSM5. ✂️ e) As dificuldades de aprendizagem estão, na maior parte dos
casos, relacionadas a falhas pedagógicas, sendo
responsabilidade exclusiva do ambiente escolar promover a
superação desses entraves.