O diagnóstico psicopedagógico é um processo
investigativo que visa compreender o sujeito em sua
relação com a aprendizagem, sendo conduzido de maneira
contextualizada e interdisciplinar. A prática diagnóstica
pode ocorrer em diferentes espaços – como o clínico, o
institucional e o preventivo – e requer fundamentos
teóricos sólidos que sustentem suas finalidades e
procedimentos. Com base nessa perspectiva, assinale a
alternativa correta:
✂️ a) O diagnóstico psicopedagógico, no contexto institucional,
tem como objetivo principal identificar alunos com transtornos
de aprendizagem para encaminhamento clínico externo. ✂️ b) No contexto clínico, o diagnóstico psicopedagógico busca
exclusivamente avaliar o desempenho do sujeito frente a
tarefas escolares, a fim de prescrever atividades
compensatórias. ✂️ c) O diagnóstico preventivo é próprio da atuação clínica, sendo
aplicado apenas em casos de risco de fracasso escolar já
identificado por testes psicométricos. ✂️ d) Em qualquer contexto, o diagnóstico psicopedagógico
fundamenta-se em uma abordagem compreensiva,
considerando a história do sujeito, seus vínculos afetivos e o
ambiente em que está inserido. ✂️ e) O diagnóstico psicopedagógico, por estar voltado à área
educacional, desconsidera aspectos emocionais e afetivos,
priorizando apenas os dados escolares objetivos.