“(...) O teatro promove oportunidades para que
adolescentes e adultos conheçam, observem e
confrontem diferentes culturas em diferentes
momentos históricos, operando com um modo
coletivo de produção de arte. Ao buscar
soluções criativas e imaginativas na construção
de cenas, os alunos afinam a percepção sobre
eles mesmos e sobre situações do cotidiano.
(...)”.
Ministério da Educação, Parâmetros
Curriculares Nacionais. Arte/ Secretaria de
Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF,
1997. Nessa perspectiva, segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais, é INCORRETO
afirmar que:
✂️ a) A experiência do teatro na escola amplia a
capacidade de dialogar, a negociação, a
tolerância, a convivência com a ambigüidade. ✂️ b) No processo de construção dessa
linguagem, o jovem estabelece com os seus
pares uma relação de trabalho combinando sua
imaginação criadora com a prática e a
consciência na observação de regras. ✂️ c) A tematização do texto dramático inicia-se
no plano conceitual, a partir do qual a
experimentação e a potencialidade crítica do
exercício com a linguagem gestual se
desenvolvem. ✂️ d) O teatro como diálogo entre palco e platéia
pode se tornar um dos parâmetros de orientação
educacional nas aulas de teatro; para tanto,
deverá integrar-se aos objetivos, conteúdos,
métodos e avaliação da área. ✂️ e) O gesto pode ser imitado (representado e
apresentado) e reconstruído; ele pode ser
armazenado na memória e repetido. O texto é
ao mesmo tempo objeto de imitação crítica dos
jovens e princípio unificador do processo
pedagógico, se for permitida liberdade e
diversidade de construções.