“Já em 1978, Ana Mae Barbosa apontava para
a divisão entre o trabalho manual e o intelectual
instaurada no país desde os primórdios da
colonização como uma das causas do status
secundário (às vezes inexistente) das artes no
currículo escolar brasileiro. As artes,
frequentemente associadas ao trabalho manual,
foram também associadas à condição de
"escravos". Não é de se admirar, portanto, que
uma arte como a dança, que trabalha direta e
primordialmente com o corpo, tenha sido
durante séculos "presa nos porões e escondida
nas senzalas": foi banida do convívio de outras
disciplinas na escola (...)” MARQUES, Isabela A. , Dançando na Escola.
São Paulo, Cortez Editora, 2003.
Sob a perspectiva da autora, assinale a
alternativa CORRETA sobre a Dança na escola:
✂️ a) No contexto escolar, precisamos da Dança
para contribuir com o desenvolvimento da
coordenação motora e na obtenção de vivências
concretas em outras áreas do conhecimento. ✂️ b) Por não possuir parâmetros para
sistematização de conteúdos específicos, a
Dança deve estar presente na escola para
possibilitar aos estudantes que expressem suas
emoções e desenvolvam sua espontaneidade. ✂️ c) A autora enfatiza que a Dança na escola
pode ser ministrada satisfatoriamente como
disciplina por qualquer profissional da
Pedagogia, Ed. Física e Artística, ainda que não
tenham tido experiências prático-teóricas nessa
área. ✂️ d) A Dança na escola tem como princípio ser
um meio, um recurso educacional para que
todas as disciplinas possam diversificar suas
metodologias. ✂️ e) A escola teria, assim, o papel não de
reproduzir, mas de instrumentalizar e de
construir conhecimento em/através da dança
com seus alunos(as), pois ela é forma de
conhecimento, elemento essencial para a
educação do ser social.