“(...) Quando o artista cria a realidade no palco,
sabe onde está, percebe e abre-se para receber o
mundo fenomenal. (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São
Paulo: Perspectiva, 1979. Nessa perspectiva, segundo a autora, é
INCORRETO afirmar que:
✂️ a) Por causa da natureza dos problemas de
atuação, é imperativo preparar todo o
equipamento sensorial, livrar-se de todos os
preconceitos, interpretações e suposições, para
que se possa estabelecer um contato puro e direto
com o meio criado e com os objetos e pessoas
dentro dele. ✂️ b) O treinamento teatral não se pratica em casa
(é fortemente recomendado que nenhum texto
seja levado para casa para ser decorado mesmo
quando se ensaia uma peça formal). ✂️ c) As propostas devem ser colocadas para o
aluno-ator dentro das próprias sessões de
trabalho. Isto deve ser feito de maneira que ele as
absorva e carregue dentro de si para sua vida
diária. ✂️ d) Quando o aluno vê as pessoas e as maneiras
como elas se comportam quando juntas, quando
vê a cor do céu, ouve-os no ar, sente o chão sob
seus pés e o vento em sua face, ele adquire uma
visão mais ampla de seu mundo pessoal e seu
desenvolvimento como ator é acelerado. ✂️ e) O crescimento artístico independe do mundo
exterior e do pouco material que o mesmo
oferece. O artista desenvolve-se de dentro para
fora, de maneira técnica e metodológica,
independente do reconhecimento e da percepção
do mundo e de nós mesmos dentro dele.