O Serviço Social, enquanto profissão inserida na
divisão sociotécnica do trabalho, passou por distintas
fases históricas até se consolidar como uma profissão
interventiva nas expressões da questão social.
Considerando a trajetória histórica do Serviço Social no
Brasil e sua inserção no campo educacional, é correto
afirmar que:
✂️ a) O Serviço Social foi incorporado de forma significativa nas
escolas públicas brasileiras desde a década de 1930, como
parte do projeto da Reforma Capanema. ✂️ b) A atuação do assistente social na escola surge no Brasil
como uma demanda prioritária das organizações estudantis,
que exigiam maior assistência material e pedagógica. ✂️ c) O ingresso do assistente social na política educacional
ocorreu de forma expressiva a partir da década de 1990, no
contexto das políticas neoliberais, como resposta às demandas
sociais decorrentes da precarização do ensino público. ✂️ d) A função do assistente social escolar, historicamente,
esteve sempre restrita à concessão de benefícios eventuais e
material escolar. ✂️ e) A Constituição Federal de 1988 excluiu a atuação de
profissionais como o assistente social da área educacional, por
defender exclusivamente o ensino como competência do
magistério.